Home / Artigos e Notícias / Matéria Bardot 15 Dúvidas sobre Detox

Matéria Bardot 15 Dúvidas sobre Detox

A  nutricionista e chef de cozinha funcional Pâmela Sarkis desvenda todos os mistérios sobre a dieta de desintoxicação que vem fazendo a cabeça da mulherada

T odo mundo já ouviu falar em dieta detox, mas pouca gente sabe ao certo qual a indicação, os benefícios e como potencializar o plano alimentar que promete, além de melhorar o funcionamento do organismo, acelerar o metabolismo e queimar os quilinhos a mais. Confira, a seguir, o bate-papo com a nutricionista e chef de cozinha funcional Pâmela Sarkis.

O que é a dieta detox? É um plano elaborado com alimentos que promovem a eliminação de toxinas do corpo, de maneira natural. Inclui alimentos funcionais aptos a favorecer o metabolismo e chás que aceleram a eliminação de líquidos.

Quais são seus benefícios? Em geral, promover o melhor funcionamento do organismo, melhorar a disposição e a concentração para as atividades diárias e regular o intestino.

E quando ela é indicada? Principalmente às pessoas que têm histórico de consumo de alimentos industrializados, com corantes e conservantes, ou fazem uso de álcool e medicamentos. Também é apropriada para quem já fez várias dietas e não consegue mais emagrecer

Existem alimentos fundamentais para o cumprimento do plano? Alimentos frescos, principalmente os de época, orgânicos, muitas frutas e vegetais em geral, grãos, sementes e óleos vegetais naturais virgens.

Os ingredientes precisam necessariamente ser orgânicos? Se possível, sim. Quanto mais alimentos orgânicos forem ingeridos e menos produtos químicos e agrotóxicos forem consumidos, melhor o corpo responde.

A dieta detox, de fato, emagrece? Emagrece, apesar de o objetivo principal não ser esse. Quem faz muita atividade física e já tem um cardápio saudável e balanceado costuma perder 1 quilo durante a semana. Quem está começando do zero, por outro lado, pode perder de 3 a 5 quilos em cinco dias de programa.

Como saber se é a dieta mais indicada para mim? Como esse tipo de alimentação é 100% natural, faz bem para todo mundo. Mas é necessária uma avaliação do histórico e dos hábitos alimentares para ter essa resposta.

Tem alguma contraindicação ou oferece algum tipo de risco à saúde? Não, desde que seja elaborada e seguida da maneira adequada, com o acompanhamento de profissional. Existem várias linhas de detox. A líquida, as linhas vegana, raw e vegetariana, por exemplo. Se a pessoa tem uma rotina muito estressante, com atividades físicas pesadas, o detox teria que ser adaptado para não faltar energia nem causar fraqueza. Tudo depende do tipo de detox e a quem se destina.

Por quanto tempo o detox deve ser feito? Os mais comuns são de um, três, cinco e sete dias, embora possa ser adaptado para um mês.

Como potencializar os resultados? Com tratamentos estéticos e atividades físicas orientadas. A drenagem linfática, de uma a duas vezes por semana, aliada ao detox já promove excelentes resultados.

Se for praticado com frequência, o plano alimentar pode causar algum tipo de problema? Nenhum. Esse tipo de alimentação pode virar um estilo de vida, inclusive.

O que não se deve fazer de jeito nenhum durante uma dieta detox? Ingerir bebidas alcoólicas e alimentos industrializados.

Os sucos também funcionam? Dentro de um planejamento alimentar adequado, sim. Não adianta tomar um suco detox de manhã e comer fritura no almoço. Apesar de que, ainda assim, é melhor do que nada. A bebida ao menos pode suprir uma parte das necessidades diárias de certas vitaminas e minerais.

É possível substituir uma refeição pelo suco? Depende. Se for feita pelo menos uma refeição completa por dia (almoço ou jantar), é possível, sim

Qual a principal orientação para quem quer começar a dieta detox? Primeiro é preciso criar gosto por alimentos naturais e saudáveis. Isso é fundamental. Depois, basta procurar a orientação de um nutricionista, que vai elaborar um plano alimentar nessa linha e explicar como deve ser realizado. É interessante, também, contratar uma cozinheira ou chef de cozinha que prepare as refeições do cardápio proposto, seguindo as orientações e restrições exigidas.

Fonte: Bardot Magazine

http://revistabardot.com.br/index.php/2017/06/22/15-duvidas-sobre-dieta-detox/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *