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Territórios Gastronômicos: Duas em Uma

Pamela Sarkis cresceu vendo a mãe e a avó paterna darem um show no fogão. Com tanta inspiração em volta dela, não deu outra. Também se apaixonou pela arte da cozinha. Mas, conta que a mãe não deixava nem chegar perto das panelas. Aí, só pôde se dedicar mesmo à culinária quando foi morar com o pai. Ele precisava emagrecer. A filha, que já cursava a faculdade de Nutrição, decidiu arregaçar as mangas e preparar receitas saudáveis. Daí, até fazer um curso de Gastronomia no Senac foi um pulo. As duas formações possibilita-

ram a Pamela se dedicar à culinária funcional. Sabe o que significa? Cozinhar usando sempre ingredientes que trazem algum tipo de benefício para a saúde. E na semana em que se comemora o Dia das Crianças, Pamela faz questão de enfatizar a preocupação com a alimentação da criançada. O consumo exagerado de alimentos industrializados é mesmo motivo de preocupação. A correria do dia a dia e a falta de tempo levam muitos produtos cheios de conservantes, químicos, corantes e agrotóxicos para a mesa da meninada.

Para os pais e mães que já perceberam esse perigo, a chef e nutricionista dá uma dica. Primeiro, é preciso dar o exemplo. E isso significa
introduzir alimentos nutritivos nas refeições de toda a família. Outro conselho importante é ter persistência. Segundo Pamela, tem que oferecer uma, duas… sete vezes o brócolis, por exemplo, para a criança. O segredo é mudar o tipo de preparação. Ele, o brócolis, pode ser cozido, misturado à sopa, feito com arroz, transformado em suflê. “Tem que insistir”, orienta. Pamela lembra que muitos

pais costumam atuar só quando o médico constata que a criança está obesa ou com o colesterol alterado. A lógica deve ser outra. É importante investir na prevenção e promover uma reeducação alimentar o quanto antes. “Hoje, a alimentação infantil alimenta, mas não nutre. As crianças consomem caloria e não nutrientes. E isso vai prejudicar em algum momento da vida”, alerta. Pamela Sarkis preparou duas receitas bem saudáveis que as crianças vão adorar e harmonizar com sucos 100% naturais.

BOLO DE CHOCOLATE ORGÂNICO COM AVELÃ

Pré-aqueça um forno a 180ºC. Unte uma forma retangular com óleo e farinha de arroz ou de trigo, ou reserve forminhas de silicone. Amasse três unidades de banana caturra até obter um purê e reserve. No liquidificador, coloque três ovos orgânicos e bata com ½ xícara de chá de óleo de soja orgânico, ½ xícara de chá de leite, a banana amassada, ¾ de xícara de chá de açúcar demerara orgânico e duas colheres de sopa cheias de cacau orgânico e bata. Coloque em uma tigela duas xícaras de chá de farinha de arroz ou de trigo, a mistura batida e uma colher de sopa de fermento químico em pó e misture bem. Coloque toda a mistura na forma untada ou forminhas de cup cake e decore com avelãs ou deixe liso. Leve para assar por 40 minutos em média. Tire e sirva. Após dois dias, mantenha na geladeira. Pode congelar.

HAMBÚRGUER DE FRANGO COM CENOURA E AVEIA

Refogue uma cebola média com alho, sal e cheiro verde em uma panela antiaderente com uma colher de chá de óleo de coco ou azeite, mantenha o fogo baixo e pingue água. Coloque no liquidificador uma cenoura ralada, um ovo, duas colheres de sopa de azeite, a cebola, uma colher de sopa de aveia e bata tudo. Misture em 500g de filé de peito de frango moído, coloque uma colher de chá de sal, uma colher de sopa de aveia em farinha ou flocos e faça bolinhas achatadas. Asse em tabuleiro antiaderente ou grelhe em frigideira antiaderente, sem untar. Depois, é só montar o sanduíche com tomates, alface e pão, de preferência, artesanal.

HARMONIZAÇÃO

A chef e nutricionista Pamela Sarkis escolheu dois sucos da Raw Press que são totalmente naturais. Não levam conservantes, corantes, açúcar e nem água.

SUCO DE MORANGO, UVA E MAÇÃ

Suco rico em vitaminas C, lipopropeno e antioxidantes.

SUCO DE MORANGO, UVA E MAÇÃ

O suco é rico em betacaroteno (vitamina A), vitamina C e fibra solúvel.